top of page

 

Ponta Porã Linha do Tempo.

Analisando e narrando fatos históricos e culturais, envolvendo causos e lendas da região fronteiriça, de outras épocas.

Apresentação

 

Esta é uma página voltada a analises de fatos históricos de uma pequena fração das memórias fronteiriças, algumas delas já se encontravam perdidas no tempo desconhecidas das novas gerações, mas através deste livro, que busca dentro de suas narrativas, proporcionar aos leitores relembrar tais fatos do cotidiano da região de fronteira de outros tempos.

O crescimento da cidade de Ponta Porã do município como um todo, se deu na luta e busca por um lugar, uma morada, moldada na maneira simples de um povo, na sua grande maioria oriunda dos campos “fazendas e estâncias”, narrados em histórias, causos e lendas que ajudaram a povoar e construir esta rica região.

Esta pequena homenagem a esta fronteira que dentro da história nacional e internacional tem registros de fatos que contribuíram para o desenvolvimento do país no desfecho final da “Guerra do Paraguai ou como também e conhecida, Tríplice Aliança” e no cultivo e exploração da “Erva Mate”.

O pioneirismo de nossos antepassados, como também dos que se aventuraram por estas terras, em um tempo que a dificuldade maior era à distância dos grandes centros, tudo era muito difícil, mas quem acreditou venceu, a todos estes bravos senhores e senhoras essa singela homenagem.  

 

 

Yhulds Giovani Pereira Bueno

História o causo e a lenda, para que os mesmos possam existir, precisa ser feita de pessoas, “homens e mulheres” que se tornam personagens de suas narrativas em seu tempo, de maneira a contribuírem no desenvolvimento social, cultural e político de sua cidade, região e país.

 

Yhulds Giovani Pereira Bueno

 



 

Região da Maemi

Região da Maemi

Ponta Porã Linha do Tempo. Arquivo pessoal de Nilza Terezinha: Foto do acervo de seu pai Itrio Araújo dos Santos conhecido como (cabo Itrio), que serviu no 11º Regimento de Cavalaria na cidade de Ponta Porã, Cabo Itrio era um admirador da arte de tirar fotos, desta forma ao longo dos anos ele agregou ao seu acervo centenas de ricas imagens da região de fronteira. Esta imagem da região do Maemi fazenda na proximidades década de 40.

João Antonio da Trindade

João Antonio da Trindade

Foto arquivo pessoal de Maria Guarani Kaiowá Barcellos. João Antonio da Trindade (Capitão), primeiro morador da região de Ponta Porã. Segundo informações de historiadores um dos heróis da retirada da Laguna. Foi o primeiro juiz de paz de Ponta Porã, era considerado um dos homens mais cultos da região, morou na cidade até seu falecimento em 11 de novembro de 1920.

Júlio Alfredo Mangini

Júlio Alfredo Mangini

Arquivo pessoal de Maria Guarani Kaiowá Barcellos: comentários Maria. Bisavô de Maria Guarani Kaiowá Barcellos Júlio Alfredo Mangini, primeiro professor de Ponta Porã.

Dona Olinpia Trindade Mangini

Dona Olinpia Trindade Mangini

Arquivo Pessoal de Maria Guarani Kaiowa Barcellos: Dona Olimpia, bisavó de Maria Guarani, esposa de Julio Alfredo Mangini, considerado o primeiro professor de Ponta Porã, Dona Olimpia era filha de João Antonio da Trindade que é considerado o primeiro morador da região onde hoje é Ponta Porã. Foi o primeiro Juiz de Paz da cidade.

Thomaz Larangeira

Thomaz Larangeira

Um do pioneiros e colonizador do estado ide Mato Grosso no século XIX (19), fundou a companha Mate Larangiera, sua origem segundo pesquisadores e do Rio Grande do Sul, pois sua família e oriunda de Santa Maria RS, foi combatente na Guerra do Paraguai, se tornou um dos maiores produtores de erva mate em seu período histórico.

Reprodução da Fazenda Santo Tomaz

Reprodução da Fazenda Santo Tomaz

Fonte Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, publicado no livro de Marco Rossi, Ponta Porã 100 anos. Reprodução da Fazenda Santo Tomaz de meados de 1934, feita por Antonio Gonçalves, Resultado da medição que ampliou Os limites do município de Ponta Porã, agregando as terras pertencentes à antiga Companhia Mate Larengeiras, área consolidadas trocadas por terras próximas a Campanário.

Mapa imagens da formação territorial

Mapa imagens da formação territorial

Imagem publicada no livro de Marco Rossi, Ponta Porã 100 anos, 2012. Fonte: Mapa imagens da formação territorial brasileira, Fundação Odebrecht, Rio de Janeiro, 1993. Mapa de 1798 da região em que dois séculos depois nasceria à cidade de Ponta Porã.

“Síntese do sonho separatista”

“Síntese do sonho separatista”

Imagem publicada no livro Um Homem de Seu Tempo. 2011. De Luiz Alfredo Marques Magalhães. “Síntese do sonho separatista”, ilustração da área territorial e sua abrangência, com 12 municípios, população e produção do estado de Maracaju Esta revolução, no entanto, promoveu a divulgação do movimento divisionista, tendo a cidade de Campo Grande se tornado o grande centro político de Mato Grosso, com apoio de cidades como Três Lagoas e o Bolsão.

MAPA DE 1902 DE PONTA PORÃ.

MAPA DE 1902 DE PONTA PORÃ.

Desenho de Antonio Fernando de Medeiros confeccionado em 12 de julho de 1902, publicado no livro de Luiz Alfredo Marques Magalhães, Convivendo na fronteira 2012.

Construção do 11º RC 1941.

Construção do 11º RC 1941.

Fonte imagens da web divulgação. Nesta foto: Construção do Pavilhão de comando do 11º RC 1941. Em 1919 é criado em Ponta Porã o 11º RC (Regimento de Cavalaria) e instalado no ano seguinte, sendo seu primeiro Comandante o Capitão Hipólito Paes Campos.

Primeira Igreja de Ponta Porã.

Primeira Igreja de Ponta Porã.

Foto publicada no livro de 2011, Aral Moreira, Um Homem de Seu Tempo de Luiz Alfredo Marques Magalhães, complexo salesiano erguido na década de 1940, atual igreja Matriz São José. Arquivo Alfredo Magalhães, 1950. Antiga Igreja que se localizava na linha divisória onde se localizava a Praça Lício Borralho, neste distinto local era ponto de encontro de eventos da região de fronteira.

Trabalhadores fronteiriços.

Trabalhadores fronteiriços.

Imagem por Gaze Aidar Arquivo pessoal do acervo do Português Adolpho Moreira A. Rocha, comemorando, 1º de amio de 1925.

11º RC -  Regimento de Cavalaria

11º RC - Regimento de Cavalaria

Arquivo pessoal de Nilza Terezinha: Foto do acervo de seu pai Itrio Araújo dos Santos conhecido como (cabo Itrio), que serviu no 11º Regimento de Cavalaria na cidade de Ponta Porã, Cabo Itrio era um admirador da arte de tirar fotos, desta forma ao longo dos anos ele agregou ao seu acervo centenas de ricas imagens da região de fronteira. Imagem do 11º RC década de 40 ticas nela estão autoridades políticas e do exercito brasileiro.

Soladados do 11º RC

Soladados do 11º RC

Ponta Porã Linha do Tempo. Arquivo pessoal de Nilza Terezinha: Foto do acervo de seu pai Itrio Araújo dos Santos conhecido como (cabo Itrio), que serviu no 11º Regimento de Cavalaria na cidade de Ponta Porã, Cabo Itrio era um admirador da arte de tirar fotos, desta forma ao longo dos anos ele agregou ao seu acervo centenas de ricas imagens da região de fronteira. Imagem de soldados do 11º RC PP realizando instrução e treinamento de tiro década de 40.

Sobrevivência da Selva 11ºRC

Sobrevivência da Selva 11ºRC

Ponta Porã Linha do Tempo. Arquivo pessoal de Nilza Terezinha: Foto do acervo de seu pai Itrio Araújo dos Santos conhecido como (cabo Itrio), que serviu no 11º Regimento de Cavalaria na cidade de Ponta Porã, Cabo Itrio era um admirador da arte de tirar fotos, desta forma ao longo dos anos ele agregou ao seu acervo centenas de ricas imagens da região de fronteira. Imagem de soldados do 11º RC PP realizando instrução e treinamento de sobrevivência na selva década de 40.

PE- 11º RC- Polícia do Exército

PE- 11º RC- Polícia do Exército

Ponta Porã Linha do Tempo. Arquivo pessoal de Nilza Terezinha: Foto do acervo de seu pai Itrio Araújo dos Santos conhecido como (cabo Itrio), que serviu no 11º Regimento de Cavalaria na cidade de Ponta Porã, Cabo Itrio era um admirador da arte de tirar fotos, desta forma ao longo dos anos ele agregou ao seu acervo centenas de ricas imagens da região de fronteira. Imagem de soldados do 11º RC PP realizando instrução e treinamento da PE Polícia do Exercito nas dependências do 11º RC fim da década

SIGA-ME

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • c-youtube

© 2023 por SAMANTA JONES Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page